O QUE É MARKETING
Olá Aluno
Parabéns por ter escolhido mais um de nossos cursos. O que você vai ler é uma amostra de nossos conteúdos.
INTRODUÇÃO
Aqui você vai conhecer uma disciplina muito interessante que muita gente boa confunde com Propaganda e até chama de Publicidade.
Estamos nos referindo ao Marketing
Três parâmetros amedrontam as pessoas neste novo século:
Quando se fala em Globalização subentende-se que o mundo ficou pequeno; que não há mais fronteiras; que os grandes vão avançar nos pequenos e estes vão submergir dentro de si mesmos.
O significado desta palavra deixa claro o crescimento das invenções e a velocidade com que se desenvolvem.
O resultado desses dois fatores, que não se pode negar e, muito menos fugir, determinam a terceira variável, particularmente nos países do Terceiro Mundo: O Desemprego.
Podemos afirmar que neste século e particularmente nas duas próximas décadas, a Criação de Novos Mercados será o objetivo maior dos países em desenvolvimento, visando o aumento de oportunidades de empregos para as novas gerações.
2. DESENVOLVIMENTO
Dois outros fatores são pertinentes a esta situação, reforçando a necessidade da velocidade do ensino: o crescimento produtivo da terceira idade e a incorporação definitiva do sexo feminino ao mercado de trabalho.
Portanto, é de suma importância que todos nós venhamos a nos conscientizar que é necessário fazer alguma coisa em prol dos brasileiros que ainda não tem acesso aos meios mais modernos do desenvolvimento Nacional.
Para tal, vamos apresentar a vocês dois conceitos de dois autores de renome:
O Marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada; é o negócio como um todo visto de resultado final, isto é do cliente. | PETER DRUCKER ( O Papa da Administração)
Deste conceito vocês podem observar que ele, Peter Drucker, como representante da Administração ele visualiza o marketing fazendo parte do conjunto da empresa, mas sempre com ênfase no cliente.
Marketing é o processo social, pelo qual uma pessoa ou um grupo obtém aquilo que é objeto de suas necessidades ou desejos, criando e trocando produtos e dinheiro com outras pessoas ou grupos. | PHILLIP KOTLER ( O Papa do Marketing)
Já Phillip Kotler como representante do Marketing ele considera esta variável observando muito mais o cliente quando ele diz que é objeto de suas necessidades ou desejos.
3. CONCLUSÃO
Concordamos com Phillip Kotler e acrescentamos que tudo acontece em relação ao cliente.E, a empresa que não observar esta variável estará fadada a sucumbir. Assim, vemos o Conceito de Marketing da seguinte forma:
Marketing é o conjunto de atividades que, através da pesquisa de mercado, permite a autoridade decisória efetuar o planejamento do produto e adequá-lo ao preço; verificar que tipo de estratégia irá utilizar na divulgação, para criar e manter satisfeitas as necessidades, os desejos e as aspirações dos clientes; utilizar-se da logística para efetuar uma distribuição adequada, executando ações com qualidade e as estratégias mercadológicas em relação aos concorrentes, respeitando o meio ambiente e a legislação em vigor. |
Se você desejar aprofundar no assunto ESCOLHA O CURSO DE INTRODUÇÃO AO MARKETING
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999 DRUCKER, Peter. Introdução a Administração. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas , 2002 MOREIRA, Eduardo J A Barros. Fundamentos de Marketing. 2ª. Ed. Quickgrafic 2002
|